Teve lugar no Auditório Infante D. Henrique (APDL), no Porto de Leixões, a 4ª Edição da Porto Maritime Week, organizada pela revista Transportes & Negócios.
O evento, que decorreu entre os dias 25 e 29 de Setembro, abriu com o painel dos presidentes dos C.A das administrações portuárias continentais, subordinado ao tema “Planos e estratégias para os portos nacionais” a que se seguiu o painel das Comunidades Portuárias, convidadas a tomar parte activa neste prestigiado evento pelo terceiro ano consecutivo, com o tema “A visão das Comunidades Portuárias”.
A CPVC fez-se representar pelo presidente da direção, Luís Paz da Silva que, numa apresentação concisa, deu conta da publicação, para breve, do relatório final do estudo de mercado realizado pela APDL e pela CMVC com o intuito de perceber de que perfil de porto necessita o mercado para relançar o porto de Viana do Castelo como infraestrutura criadora de riqueza e essencial ao desenvolvimento da região. Partilhou ainda com a audiência alguns dados relativos às oportunidades que a economia azul está a criar na área de influência do porto de Viana, mormente as relacionadas com a promoção das energias renováveis. São bons exemplos o primeiro leilão para 500 MW que inclui a Aguçadoura, o projecto de expansão para os 2GW e a criação da ZLT, projectos com elevado impacto no tecido industrial da região, altamente qualificada nas áreas de fabrico de materiais compósitos e dos polímeros, bem assim como nos futuros investimentos a levar a cabo no porto comercial, que permita dar a resposta necessária à procura na área logística.
Deu também breve nota da necessidade de, dada a importância que o turismo tem hoje na criação de riqueza nacional (já acima dos 8% do PIB nacional), Viana desenvolver infraestruturas adequadas na área dos cruzeiros, num nicho adequado à dimensão do porto e da região que serve, com benefício para o porto, a cidade e a região.