Teve lugar no passado dia 16 de Junho a cerimónia de atribuição do diploma de Associado Não-Efectivo ao Sr. Engº Nuno Araújo, ex-Presidente do Conselho de Administração da APDL. A cerimónia decorreu durante um almoço-convívio que contou com a presença, para além da direção da CPVC, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Arqº Luís Nobre e, pela APDL, do Sr. Presidente e da Vogal do Conselho de Administração, Engº João Pedro Neves e Drª. Cláudia Soutinho.
O Estatuto de Associado Não-Efectivo foi concedido ao Sr. Engº Nuno Araújo por proposta da direção da CPVC e com o voto unânime da Assembleia Geral.
Após a entrega do diploma, o Sr. Presidente da direção da CPVC enalteceu as qualidades pessoais e profissionais do Engº Nuno Araújo, dando conta de que mesmo não tendo feito tudo o que o porto de Viana do Castelo necessita, fez seguramente tudo o que esteve ao seu alcance fazer, sublinhando as obras mais importantes realizadas no seu mandato, que muito contribuíram para a melhoria da infraestrutura, como a ligação rodoviária à A28, o aprofundamento do canal de acesso aos estaleiros da West Sea e as reparações do quebra-mar.
Agradecendo a distinção conferida, o Sr. Engº Nuno Araújo retribuiu reconhecendo o trabalho realizado pela Comunidade em prol do porto de Viana do Castelo e congratulando a direção pela visibilidade adquirida através da constante disponibilidade e da seriedade e empenho das e nas posições assumidas.
No final, o Sr. Presidente da Câmara agraciou também o novo associado não-efectivo da CPVC com um coração de filigrana, símbolo da região que o porto comercial serve, sublinhando a franca e positiva cooperação que sempre existiu entre as duas lideranças. O Sr. Engº Nuno Araújo é o segundo associado não-efectivo da CPVC: o primeiro foi o Sr. Engº José Maria Costa, actual Secretário de Estado do Mar e anterior Presidente da Câmara de Viana do Castelo, a quem foi concedido este estatuto em 2022.