Teve lugar no passado dia 15 de Junho, nas instalações do porto comercial da APDL na Avenida do Cabedelo, a cerimónia pública de assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo com vista à realização do estudo prévio de desenvolvimento do porto de Viana do Castelo, representadas, respectivamente, pelo Presidente da Câmara Sr Arqº Luís Nobre e pelo Presidente do C.A. Sr. Engº Nuno Araújo.
O estudo a realizar estava já inserido na Agenda 20-30 da edilidade vianense por sugestão da Comunidade Portuária de Viana do Castelo e prontamente acolhida pela autarquia. Visa repensar e redefinir o perfil dos serviços portuários para que melhor se adequem às necessidades que o tecido empresarial da região (e demais “stakeholders”) venha a identificar. O intenso desenvolvimento económico da região registado na última década e meia não teve impacto na movimentação de cargas na infraestrutura portuária de Viana do Castelo, pelo que o estudo ora lançado impõe-se para identificar não apenas as causas mas também as oportunidades geradas pela dinâmica empresarial do hinterland servido pelo porto comercial.
Está a cargo da APDL a contratação da entidade que realizará o estudo e o respectivo acompanhamento da execução do mesmo.