Realiza-se, desde a passada segunda-feira, dia 26/9, a 3ª edição da Porto Maritime Week, um evento promovido pela revista online Transportes & Negócios e que, durante os 5 dias, reúne dirigentes, gestores e quadros de setor Marítimo-Portuário ou com ele relacionados, para discutir uma profusão de temas nos quais se incluem o shortsea shipping e intermodalidade, os portos e as comunidades portuárias, as políticas comunitários e internacionais, as companhias de navegação e da indústria naval, a transição digital, a descarbonização e a indústria de cruzeiros.

A Comunidade Portuária de Viana do Castelo foi, à semelhança da edição do ano anterior, convidada a participar no painel sob o tema “Propostas de futuro para os portos nacionais”, no qual foi ilustremente representada pelo Dr. Manuel da Cunha Júnior, Presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo e membro da direção da CPVC.

Na sua exposição e posteriores intervenções, o Dr. Cunha Júnior abordou os temas que mais preocupam os “stakeholders” do porto de Viana do Castelo, sublinhando o problema da falta de financiamento público às infraestruturas portuárias, como resulta evidente da total ausência dos portos no PRR recentemente aprovado e o consequente risco da perda de operacionalidade e competitividade do porto de Viana do Castelo face à concorrência quer dos portos nacionais, quer da vizinha Espanha, reiterando a necessidade de que o porto de Viana do Castelo possa reunir as condições necessárias para servir de forma relevante a economia da região do Alto Minho.