Foram retomados, no passado dia 25 de Maio, os Encontros das Comunidades Portuárias, após o longo interregno provocado pela recente pandemia.
Esta edição teve lugar no formoso forte seiscentista de de Albarquel, em Setúbal, organizado pela Comunidade Portuária local, liderada pelo Dr. Porfírio Gomes, no âmbito da comemoração do primeiro centenário do porto de Setúbal.
O evento, presidido pelo Sr. Presidente do C.A. da APL/APSS, Dr. Carlos Correia, foi extremamente concorrido, tendo marcado presença todas as Comunidades Portuárias continentais. A CPVC esteve representada pela Dra. Marcília Montenegro, pelos Drs. Alejandro Beas e Manuel Cunha Jr. e pelo presidente da direção, Luís Paz da Silva.
O Sr. Ministro das Infraestruturas, Dr. João Galamba, não podendo estar presente, endereçou uma mensagem em vídeo a todos os participantes, com relevo para a administração e comunidade locais.
Os trabalhos incluiram a discussão das diferentes formas possíveis de cooperação entre as diferentes Comunidades Portuárias e ainda a apreciação ao projecto do governo para a reformulação do regime jurídico aplicável ao sistema portuário.
No final, a CPVC ofereceu o icónico coração de filigrana vianense ao Dr. Carlos Correia, em homenagem aos 100 anos do porto de Setúbal, que partilhou com todo o C.A. da APSS, representado por, além do presidente, pelos vogais: Dra. Isabel Moura Ramos, Dra. Carla Lamego, Dr. Ricardo Sousa Roque e pelo Dr. António Caracol.
O convívio prosseguiu com um almoço e terminou com uma visita por barco às instalações do porto de Setúbal.
O próximo encontro está previsto para Outubro deste ano, a ter lugar em Sines.